Para entender como precificar um apartamento de cobertura é preciso enxergar quais fatores realmente influenciam na estratégia da venda e, consequentemente, no seu valor final. A precificação de um imóvel de alto valor não pode ser baseada em achismos, emoções e testes, pois existe toda uma inteligência imobiliária disponível para embasar a tomada de decisão correta e com segurança, evitando dessa forma possíveis equívocos.

 

 

 

Defina uma estratégia de venda.

 

 

Quando se decide negociar um imóvel sempre existe uma expectativa intrínseca à decisão. Se o motivo decorre de uma mudança de cidade, a velocidade da venda tem uma enorme relevância e prioriza-la na estratégia reflete em outras decisões como o valor final de venda.

 

 

Certas decisões também podem ser influenciadas pelo contexto e o proprietário deve estar sempre atento a isso. Um exemplo é o contexto financeiro. Do mesmo modo que um excesso de oferta ( muitas coberturas à venda na mesma época e na mesma região ) pode abaixar o preço. Em um cenário de juros baixos como o que nos encontramos é um estímulo positivo. Isso porque o juros mais baixos trazem maior confiança ao futuro comprador na hora de assumir um financiamento de um imóvel de alto valor.

 

 

Por isso, a estratégia deve combinar a expectativa do proprietário com o contexto, desenhando uma proposta eficiente que se converta em um bom negócio.     

 

 

 

Precifique baseado em dados de inteligência imobiliária.

 

 

É importante que ao se precificar um imóvel de alto valor se busque embasar os valores em dados de mercado bem apurados e com amostras consolidadas. A Unique Imob Netimóveis  monitora, por exemplo, todos os negócios envolvendo coberturas em Brasília nos últimos 10 anos, além de outras importantes informações de mercado que os nossos consultores imobiliários premium apuram todos os dias.

 

       

 

A inteligência imobiliária nos ajuda a qualificar estes dados de modo a visualizar cenários possíveis  para a precificação de um imóvel, enxergando a média de preço anunciada e a média dos negócios concretizados em cada região, bem como as tendências de valorização e velocidade de venda.

 

 

 

O que mais pode agregar valor na precificação.

 

 

Muitos proprietários questionam se ambientes implementados ( principalmente no segundo pavimento ) como espaço gourmet, home cinema, piscina, etc, podem valorizar o preço final do imóvel. A verdade é que quase todas as coberturas já contam com algum diferencial personalizado, desses de fazer todo mundo sonhar.

 

 

Em outras palavras, enquanto algumas pessoas vão amar ter uma piscina na área de lazer outros irão preferir outro diferencial para o mesmo espaço. E isto torna as coberturas um perfil de imóvel singular, onde o investimento em personalização não necessariamente será um diferencial de venda mas, sim, algo esperado.

 

 

Honestamente, o que realmente pode influenciar na precificação é o estado de conservação do apartamento de cobertura. Como citamos no artigo Vale a pena reformar a minha cobertura para vender, “um apartamento antigo e sem reformas pode dificultar que a precificação chegue ao topo do valor de venda da região, principalmente quando existe uma alternativa similar e reformada concorrendo pelo mesmo comprador. Por isso, analisar o estado de conservação da cobertura é essencial para se negociar as expectativas da venda. E dependendo dos objetivos do proprietário, uma reforma ou repaginação poderá valer a pena. Principalmente se executada de forma orientada para um investimento.”